5 Ferramentas indispensáveis para melhorar os processos de RH

Administrar pessoas não é uma tarefa fácil. Além das informações pessoais que cada colaborador possui, e que precisam estar devidamente cadastradas e atualizadas em um sistema, ainda existem outras competências que deveriam estar acessíveis para gestores e líderes de departamento.

Mas como consolidar essas informações e melhorar os processos de RH? É exatamente sobre esse assunto que abordaremos no artigo a seguir, onde iremos trazer 5 ferramentas indispensáveis para o fluxo do RH.

Organize e controle tarefas com o Trello

Figurinha carimbada para a gestão de projetos e tarefas, o Trello é a ferramenta ideal para administrar a rotina do dia a dia. Com uma interface simples e eficiente, a ferramenta – gratuita – possibilita o acesso rápido às informações e contribuiu muito para a organização dos processos de RH.

Se você precisa acompanhar um fluxo de contratação, agendar feedbacks mensais ou solicitar algum tipo de documento aos colaboradores, o Trello te ajudará a não esquecer mais disso. Há ainda a possibilidade de trabalho compartilhado, ou seja, é fácil delegar tarefas e acompanhar como tudo está se saindo.

Dropbox e Google Drive

Atualmente é necessário arquivar arquivos digitais o tempo todo. E para a área de recursos humanos não é diferente: documentos, fotos, atestados, comprovantes e uma série de arquivos precisam ser armazenados em algum lugar.

Para evitar sobrecarregar os servidores, o Dropbox e o Google Drive surgem como alternativas viáveis e seguras para o armazenamento de arquivos. Com preços acessíveis, ambos são uma excelente forma de ter tudo o que for preciso, na hora e local que for necessário.

Gupy: recrutamento e seleção

O Gupy é uma plataforma para recrutamento e seleção baseada em inteligência artificial. Graças ao software, é possível minimizar os esforços de contratação e criar um ranking com os usuários mais preparados para a vaga, conforme as diretrizes necessárias para a mesma.

Além disso, em um processo constante de aprendizagem, é possível medir os resultados e melhorar continuamente, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente.

O Gupy tem planos acessíveis e é altamente recomendado para empresas que perdem muito tempo em processos de seleção. Se você costuma contratar muitas pessoas, cogite em adotar um sistema desses para automatizar suas tarefas.

Otimiza: plataforma para gerenciamento de vale transporte

A internet possibilitou o aparecimento de diversos serviços úteis, e o Otimiza.pro é, certamente, um desses.

Essa plataforma procura atender e resolver os problemas de gerenciamento de vale transporte, oferecendo a otimização desta tarefa e, principalmente, reduzindo desperdícios. A ideia é que os colaboradores consumam apenas o crédito de transporte necessário para o trabalho, sem acumular valores, que a empresa acaba pagando mesmo que não haja o uso.

Com a adoção do serviço, é estimada uma redução de 37% com o custo de vale transporte. Para empresas com muitos funcionários, pode ser uma economia e tanto.

Xerpa: RH, folha de pagamento e gestão de ponto

Essa ferramenta promete transformar o gerenciamento do RH através de diversas soluções. Gestão de RH, folha de pagamento e gestão de ponto são algumas das funcionalidades inteligentes do sistema Xerpa, que buscam sempre manter o registro do usuário atualizado, assim como informações pertinentes para o acompanhamento do funcionário.

Além do próprio sistema de gestão de RH, o Xerpa permite a integração com sistemas de outras áreas, aumentando o poder de gerenciamento da empresa e agilizando os processos como um todo.

Resultado

Como vimos, hoje em dia temos diversas ferramentas para administrarmos o departamento de RH e criar um processo muito mais controlado e organizado. Com diversos sistemas acessíveis financeiramente, não é desculpa que a sua empresa ainda viva no passado e dependa de uma série de documentos em papel ou de planilhas de Excel, prontas para te deixar na mão na hora que mais precisa.

Portanto, se você quer e precisa melhorar a gestão de RH, siga as nossas dicas e corra atrás das melhorias.

Até a próxima!


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.