Como a desorganização financeira pode trazer impactos jurídicos para sua empresa

A desorganização financeira não é um problema exclusivo de pequenas empresas, já que empresas de porte maior sofrem – e muito – com falha em processos financeiros. A grande diferença é que empresas maiores, normalmente, possuem mais recursos e alternativas para corrigir um problema jurídico, enquanto empresas menores poderão falir rapidamente por conta da sua desorganização financeira.

É por isso que resolvemos abordar o tema nesse artigo: como a desorganização financeira pode prejudicar sua empresa juridicamente? Leia o artigo até o final para entender cada situação.

Comprovante de movimentações

Comprovar movimentações contábeis é lei e pode acarretar diversos problemas, desde multas até impactos jurídicos – uma empresa pode ser impedida de operar, por exemplo. A comprovação de toda movimentação contábil precisa estar organizada – e facilmente acessível – no departamento financeiro.

Por isso, é importante que todas as notas e comprovantes de movimentações sejam registradas em um sistema, já que existem soluções eficientes e extremamente seguras para facilitar esse processo. O arquivamento físico também é válido, apesar de não existir uma lei específica sobre como isso deve ser feito.

Lembre-se: o mínimo deslize sobre os comprovantes podem causar dores de cabeça enormes. Não corra esse risco e organize-se.

Erro ao gerar notas fiscais

Sabemos que erros acontecem e a tarefa de gerar uma nota fiscal exige muita atenção, principalmente no recolhimento de impostos, que variam de estado para estado em nosso país.

É justamente o recolhimento de impostos que mais trazem problemas jurídicos para as empresas. Com tantas regras e valores, um processo manual de geração de nota certamente, em algum momento, vai causar problemas jurídicos na sua empresa.

E por que consideramos que esse problema é uma desorganização financeira?

Tratamos assim por existirem soluções que automatizam o procedimento e são extremamente acessíveis. Transfira a responsabilidade – e diminua a chance de erro – da geração de notas fiscais para os softwares especializados. Eles irão realizar todos os cálculos, de acordo com as condições, e irão garantir que tudo esteja em conformidade.

A função de organizar um departamento é do gestor. Não deixe que isso atrapalhe a continuidade da sua empresa.

Falta ou perda do prazo de pagamentos

Parece brincadeira, mas ainda hoje existem empresas que perdem prazos de pagamento – gerando multas – ou simplesmente não pagam alguma conta, justamente pela desorganização e falta de planejamento financeiro.

Perder uma multa pode sim causar impactos jurídicos e, ainda, poderá gerar processos e problemas com fornecedores, afinal, ninguém quer vender para um mau pagador.

Em relação aos processos, a falta de um pagamento poderá acarretar multas pesadas e, nas empresas pequenas, isso pode acarretar seu fechamento. É claro que as empresas maiores também poderão correr o risco da falência, mas as possibilidades de saída são amplas e contornáveis.

Independente disso, não é interessante colocar a empresa em risco por falta de organização, certo? Portanto, procure sistemas e ferramentas que auxiliem no maior controle do departamento financeiro. Eles certamente irão fazer a diferença no dia a dia.

Lembre-se que a base de uma empresa de sucesso é a sua capacidade financeira. Seja para conquistar clientes ou pagar fornecedores, é sempre fundamental manter a organização para garantir um futuro saudável, economicamente falando.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.