Execução e Crescimento: Como foi 2018 para o Espresso?

No ano passado, o Guilherme, CEO do Espresso, teve a missão de escrever um texto contando como foi nosso ano de 2017 e nós gostamos muito do resultado. Foi uma forma diferente de contarmos o nosso desafio para clientes, investidores, amigos empreendedores e qualquer pessoa que acompanhe a jornada do Espresso. Além disso, foi um exercício de reflexão muito interessante.

Você pode acessar o texto de 2017 aqui. Eu achei o máximo comparar os dois e ver como o Espresso evoluiu.

Resolvemos manter a tradição, porém quem dará voz a esse incrível ano do Espresso sou eu, Fábio, Diretor Comercial e Customer Success do Espresso.

ANTES DE TUDO, VOCÊ JÁ SABE O QUE É O ESPRESSO?

Caso você tenha caído de paraquedas aqui, vale explicar resumidamente o que é o Espresso.

O Espresso é uma plataforma que automatiza o processo de reembolso e prestação de contas de despesas corporativas.

Se você já viajou pela sua empresa, gastou do próprio bolso e teve que pedir reembolsos, você deve lembrar o quanto é chato fazer este processo. Se você é da área financeira de uma empresa e já teve que conferir notinhas para reembolsar um funcionário, também já deve estar familiarizado com a dificuldade desse processo.

No vídeo abaixo você vê a história do Thiago, da Ana e do Carlos que sofriam com este problema manual. E também já fica fácil de entender como nós ajudamos a resolvê-lo.

ANO DE EXECUÇÃO E CRESCIMENTO

A palavra do ano aqui no Espresso foi EXECUÇÃO. Internamente, a proposta era triplicar nossos números (receita, usuários ativos, clientes) mantendo os custos. O desafio nesse caso era mostrar que podemos atender com qualidade todos os nossos clientes e conseguimos fazer isso de forma escalável.

Multiplicar por três mantendo os gastos era um desafio e tanto, mas é aquele negócio: Desafio? Gostamos!

Estamos muito felizes com os resultados de crescimento desse ano e separei alguns dados muito legais para compartilhar com vocês:

  • Em 2018 crescemos 847% o número de relatórios de despesas enviados pelo Espresso, totalizando +40000 relatórios;
  • Mais do que dobramos o número de empresas clientes;
  • Nosso número de usuários ativos em clientes aumentou 402% em relação a 2017;
  • Foram registradas mais de 360 mil despesas no nosso app;
  • Foram monitorados +R$25mi em despesas pela nossa plataforma. Número 5x maior que 2017;
  • Multiplicamos por 6 nosso faturamento mensal recorrente.

Eu realmente fiquei impressionado e muito feliz durante o processo de levantamento dos números. 

O Espressito, nosso mascote interno, nasceu esse ano e também ficou muito feliz com os números.

 

 

 

 

 

 

 

Sejam gentis, é a primeira vez que ele aparece em público. rs

A EVOLUÇÃO DE PRODUTO DO ESPRESSO

Mais do que apenas incluir uma série de funcionalidades, viramos especialistas em despesas corporativas e entendemos que não é só uma questão de tecnologia, é uma questão de desenho de processos, de conhecimento da área financeira.

Mesmo com um time reduzido, nós conseguimos entregar uma evolução inacreditável de produto. Temos muito orgulho de todas as novidades e como isso nos permitiu atender empresas de diversos portes e segmentos.

Vocês gostam de lista? Separei uma com as principais novidades que tivemos no ano:

  • Despesas não-reembolsáveis/cartão corporativo
  • Lançamento de despesas em moeda estrangeira
  • Workflow multiníveis de aprovação de relatórios e adiantamentos
  • Lançamento de despesas pela plataforma web
  • Funcionalidade para alocação e rateio de custos
  • Exportação de despesas e relatórios filtráveis com todos os parâmetros
  • Visualização de histórico de relatórios no app
  • Políticas de despesas e notificação de limites nos apps
  • Processo de implantação a 4 mãos
  • Muitas integrações com ERPs

Integração com ERPs merece um parágrafo a parte. Evoluímos bastante no que diz respeito a integração do Espresso com sistemas de gestão/ERPs. Hoje, através de integração via arquivo, consumo da nossa API e utilização de parceiros, conseguimos afirmar que integração não é barreira para nossos clientes. Pelo contrário, integramos com todos e entregamos uma solução muito mais automatizada.

EXPECTATIVA PARA 2019

Fechamos o planejamento para 2019 e a expectativa está muito alta.

O ano promete muitas novidades de tecnologia. Estão nos planos revisões pelo app, inteligência artificial aplicada no mundo das despesas, aprovações automáticas, tecnologias antifraude e muitas outras coisas. Nosso time está trabalhando em um roadmap cheio de novidades e vocês ficarão sabendo de tudo por nossos meios de comunicação.

Além da evolução significativa de produto, este é um ano de pisar no acelerador no Espresso. Acreditamos que mais de 90% das empresas brasileiras ainda façam o processo de forma manual e estamos muito empenhados em propagar o nosso propósito de #AdeusPlanilha e #TchauPapel.

Sabe aquela notinha fiscal física? Então…

 

Espero que tenham gostado de saber como foi o nosso ano.

A parte mais legal de fazer uma retrospectiva como essa, olhando para os novos horizontes de 2019, é saber que com o time que formamos não há dúvidas que 2019 será um ano sensacional.

Contamos com vocês e #vaiEspresso