Processos financeiros descomplicados: técnicas e ferramentas essenciais

Para melhorar os processos financeiros da sua empresa é necessário olhar sempre para o mercado em busca de ferramentas que busquem solucionar um problema específico ou o processo como um todo. E graças à tecnologia, temos diversos tipos de serviços e soluções para os mais variados tipos de problemas.

Nesse artigo, vamos abordar alguns dos principais serviços para melhorar o seu processo financeiro, evitando retrabalho e desperdício de tempo dos colaboradores do departamento. Vamos lá?

1 – Contabilizei

Um serviço de contabilidade focado em pequenas empresas, o Contabilizei, traz uma proposta interessante: tornar o acesso à contadores mais acessível e simples, principalmente pela proposta de fazer um atendimento rápido e totalmente online.

Por uma pequena assinatura mensal, você terá a chance de regularizar sua empresa e evitar problemas contábeis com o não pagamento de impostos e outras obrigações fiscais. Além disso, terá o suporte de profissionais sobre outras questões comuns de empresas, como relatórios, imposto de renda, pro-labore e consultoria contábil.

2 – ContaAzul e ZeroPaper

As duas plataformas são um serviço de gestão financeira para empresas, onde você poderá emitir boletos, acompanhar fluxo de caixa, controlar centros de custos e emitir notas fiscais, por exemplo. E essas são apenas algumas funções que os dois serviços oferecem, já que possuem uma lista bem grande do que poderão fazer por sua empresa.

Com um preço acessível, assim como o Contabilizei, o ContaAzul e ZeroPaper são alternativas muito interessantes para uma boa gestão financeira. Acesse o site, conheça os dois serviços e veja qual é mais adequado para seu negócio.

3 – Iugu Cobranças

Como o próprio nome diz, o Iugu é um serviço para automatizar cobranças pontuais ou recorrentes. Com a plataforma, você tem mais controle sobre seus clientes, facilitando todo o processo de cobrança em sites e garantindo que seus clientes consigam finalizar uma compra sem maiores problemas.

Além da integração com compras pela internet, o Iugu facilita a geração de boletos, inclusive possibilitando a configuração de multas e controle de inadimplência. Também há módulos para o gerenciamento de assinaturas e uma funcionalidade dedicada para análise financeira, possibilitando que você veja sua evolução ao longo do tempo.

Para conferir a lista completa de funcionalidades, visite o site oficial.

4 – Espresso

A gestão de reembolsos de despesas corporativas pode ser chata e burocrática. Por isso, o Espresso foi criado: para resolver de uma vez por todas o processo de prestação de contas e controle de reembolsos.

Através de uma plataforma web e mobile, o usuário poderá registrar cada despesa corporativa, para depois solicitar reembolso. Todo esse processo poderá ter etapas de aprovação e verificação de valores. E o mais interessante é que essa automatização torna o processo de reembolso muito mais organizado e seguro, já que você não precisará guardar comprovantes físicos ou manusear planilhas de Excel.

5 – Superlógica

O Superlógica é um sistema ERP focado na gestão de negócios recorrentes, independente do tamanho. Essa especialidade permite uma gerenciamento apurado de serviços que, mês a mês, são cobrados dos clientes e pedem uma dinâmica diferente dos ERPs tradicionais.

Com especialidades na gestão de pagamentos de condomínios, cursos, imobiliárias, comunicação visual e software as a service (SaaS), o ERP da Superlógica disponibiliza diversas ferramentas para gerenciar o ciclo de vida do cliente, possibilitando uma administração mais ágil e focada em resultados. Além dos segmentos citados, a empresa está ampliando os horizontes e, em breve, irá disponibilizar mais áreas de atuação.

Se sua empresa é uma fornecedora de serviços dessa área, o ERP Superlógica certamente será uma solução interessante.

6 – Betalabs

O ERP Cloud, da Betalabs, é uma solução de gestão 100% online, customizável e integrável com diversos sistemas. Com foco no atendimento de qualquer tamanho de empresa, o software se apoia em mais de 220 módulos para atender diversos segmentos industriais, se tornando uma opção interessante e robusta para a gestão de qualquer negócio.

Com a vantagem de ser totalmente online, o ERP Cloud pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Isso amplia ainda mais as capacidades dos gestores, que não ficam preso à limitação dos servidores para administrar sua empresa.

Conclusão

Como vimos, existem diversas ferramentas para melhorar os processos financeiros da sua empresa. E o mais interessante é que algumas são totalmente acessíveis, mesmo para as pequenas organizações. Além disso, essas soluções funcionam diretamente pela internet, então não há a necessidade de gastar com servidores físicos, que acabam limitando o acesso ao software.

Outro ponto interessante é que muitos dos softwares que recomendamos aqui podem funcionar em conjunto com outras soluções – o qual denominamos microserviços -, maximizando o poder da gestão empresarial, e ampliando a capacidade de tomada de decisões rápidas, como um mercado competitivo pede.

Se você precisa organizar a gestão financeira da sua empresa e ter mais agilidade na tomada de decisões, teste as ferramentas que falamos e veja como seu processo irá ficar muito mais ágil e confiável.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.