Inovação de resultados: como demonstrar a importância de uma novidade

Quando falamos de inovação para diversas empresas, percebemos algumas pessoas “torcendo a cara” para o termo. Sabemos que a palavra possui um peso muito forte, afinal, costumamos pensar que inovação está relacionada apenas com o desenvolvimento de produtos incríveis e que nunca foram sequer imaginados antes.

E é aí que estamos redondamente enganados.

Apesar de ser uma visão honesta, a inovação nem sempre tem a ver com introduzir algo nunca antes imaginado. Inovar – dentro do contexto de muitas empresas – pode ser utilizar um equipamento de alta tecnologia. Para outras, inovar pode ser a utilização de uma metodologia nova, que facilite a criação de um planejamento estratégico, por exemplo.

A inovação consiste em resolver um problema

É importante enfatizar que a inovação nem sempre está ligada com tecnologia. A utilização do sal na conservação de carnes, no passado, foi uma inovação muito grande para o período e não dependeu de um supercomputador ou de uma inteligência artificial no processo. É só um exemplo simples que ilustra bem o que uma inovação proporciona: resultados práticos.

Por isso, é importante entender que a inovação deve ser avaliada no contexto em que é aplicada. Quebrar esse pré-julgamento é fundamental para enxergarmos o que é uma inovação focada em resultados ou uma inovação que apenas quer chamar a atenção, fazendo barulho e não trazendo nenhum benefício real.

Explique o que representa a inovação dentro da sua empresa

Como apresentamos no início, muitas pessoas acham que inovar é construir carros voadores, desenvolver celulares com baterias que duram anos ou, ainda, criar um robô que faça as tarefas que ninguém gosta.

Para quebrar essas objeções, você precisa adotar uma prática: sempre que usar a palavra “inovação”, explique o que ela representa dentro do contexto da sua empresa. Mostre que a tal inovação acontecerá “apenas” pelo uso de um novo aplicativo ou pela adoção de um novo processo. É sempre importante manter a comunicação constante, conforme falaremos no próximo tópico.

Quebre o preconceito das pessoas mostrando resultados (positivos e negativos)

Para pessoas que trabalham em um departamento dedicado à pesquisa e inovação, é comum que haja o questionamento por parte daqueles que não entendem o propósito da área. Considerando que você trabalhe em uma área realmente dedicada em trazer melhorias, poderá quebrar as barreiras que impedem um melhor entendimento do seu trabalho com uma atitude simples: comunique-se.

É claro que a comunicação deve ser focada, principalmente, quando os projetos puderem ser divulgados. Sabemos que um diferencial competitivo, resultante de uma inovação, não pode ser comunicado antes de ir pro ar, por isso, é importante comunicar a empresa inteira, se possível, no momento certo e da forma correta.

Essa transparência irá quebrar muitos muros, pois as pessoas terão a possibilidade de entender os propósitos e objetivos de um teste que busca uma inovação. E o melhor de tudo: quando optamos por comunicar cada passo, possibilitamos que as pessoas também entendam e aceitem melhor os fracassos. Afinal, a inovação traz alguns riscos e é importante que eles sejam claros e aceitos por todos.

Conte histórias e faça com que as pessoas se importem

Para comunicar uma inovação é preciso contar histórias. Quando mostramos, do início ao fim, cada passo que levou até um projeto inovador, conseguimos fazer com que as pessoas se importem.

Naturalmente nós, seres humanos, não gostamos da mudança. A rotina é confortável para nós, portanto, fazer com que um processo inovador seja aplicado em uma empresa é complexo. As pessoas vão reclamar, vão questionar e não irão dar o devido valor. Por isso, é importante contar a história da origem do processo e o qual o objetivo que será buscado.

Independente do contexto da sua empresa, uma inovação sempre enfrentará algumas barreiras e caras feias, mas com a comunicação clara e transparente, esses obstáculos poderão ser atravessados.

Conclusão

Por mais que exista o peso em inovar, não deixe de buscar esse objetivo na sua área, na sua empresa. Em muitos casos, você verá que as barreiras da inovação estão mais ligadas com as pessoas do que com os desafios técnicos, portanto, utilize as dicas que abordamos nesse artigo e entregue uma inovação de verdade, com resultados.

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