Minha empresa pode deduzir impostos de despesas corporativas? Entenda!

Quando falamos do reembolso de despesas corporativas, temos muitas dúvidas e também algumas regras, embasadas pela lei, sobre o assunto. Já abordamos um dos principais questionamentos nesse artigo: “Eu preciso guardar as notinhas/cupons fiscais originais das despesas?” e hoje iremos falar sobre impostos.

Você sabia que é possível deduzir impostos de despesas corporativas?

Se você quer saber em qual situação essa regra se aplica, continue lendo nosso artigo até o final.

Qual a modalidade de operação da sua empresa?

Para empresas que operam na modalidade Lucro Real, onde o imposto de renda é apurado através do lucro contábil, é possível que haja a dedução de impostos para despesas corporativas. Sendo assim, outras modalidades de empresas, como as de empresas de Lucro Simples ou Simples nacional, não poderão ter seus impostos deduzidos.

Segundo a Lei 4.506/1964, artigo 47, as despesas não computadas nos custos e necessárias à atividade da empresa e continuidade da mesma podem ter seus impostos deduzidos. Ou seja, despesas com viagens de trabalho, tais como alimentação, transporte e hospedagem, por exemplo, são necessárias em diversos momentos – e nem sempre podem ser previstas -, então há o benefício para organizações que operam nesse tipo de modalidade.

E qual o requisito para que haja a dedução de impostos sobre despesas?

Conforme a lei Lei 4.506/1964 e o Regulamento do Imposto de Renda, é necessário que haja a comprovação de qualquer despesa operacional através de notas fiscais, recibos e contratos, para que a dedução seja válida. Esses documentos são uma forma de validar a transação, já que neles estão registrados valores, datas e informações pertinentes à despesa.

Contudo, a lei não cita em nenhum momento como essas informações precisam estar registradas, então é aceitável que as fotos de comprovantes sirvam como provas válidas de transações. Abordamos a lei referente à esse item nesse artigo.

Que tal facilitar a organização sobre as despesas corporativas?

Como vimos, empresas de lucro real precisam ter uma organização eficiente e um controle impecável sobre as despesas corporativas. Para isso, é importante que os processos manuais de reembolso sejam automatizados e seguros.

Foi exatamente por esse motivo que o Espresso foi criado. Com uma plataforma baseada em web e mobile, o Espresso é uma ferramenta focada em organizar o processo de reembolso das empresas, possibilitando que os colaboradores cadastrem seus comprovantes através do smartphone, e que submetam os relatórios para aprovação com poucos cliques. Simples assim.

Uma vez submetidos, cada registro ficará salvo em servidores seguros, e os relatórios podem ser acessados facilmente, agilizando a comprovação contábil em caso de necessidade.

Se você precisa dar mais segurança e agilidade para seu processo de reembolso de despesas – além de diversas outras possibilidades -, solicite uma demonstração da plataforma.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.