Nova Funcionalidade: Subcategorias

Às vezes temos necessidades especiais para controle de despesas corporativas e somente uma categoria pré-existente não é suficiente. Como já falamos anteriormente sobre a importância e utilidade de separar os relatórios por tags, a separação e identificação individual de despesas também é muito importante para uma gestão eficiente.

Pensando nisso, trabalhamos bastante para desenvolver uma das funcionalidades mais desejadas no Espresso: a possibilidade de criação de Subcategorias de despesas.

Mas por que as subcategorias são importantes?

A criação de subcategorias permite aprofundar um pouco mais na especificidade da despesa, fazendo com que os gestores saibam para onde cada centavo vai e, dependendo do caso, podendo tomar ações administrativas.

Eis alguns exemplos:

  • A categoria “Transporte” não é suficiente para você? Cadastre uma subcategoria “Táxi” ou, de modo mais específico, “Uber“.
  • Quer saber detalhes da categoria “Alimentação“? Cadastre uma subcategoria “Almoço“, “Almoço com cliente” ou “Café da manhã“.
  • A categoria “Hospedagem” pode ser completada com itens como “Hotel“, “Pousada” ou “Airbnb“.

A liberdade para criação de subcategorias é sua! Tudo de acordo com o que sua empresa precisa.

E como que eu crio uma subcategoria?

O processo é bem simples. Vamos lá:

Ao fazer login no Espresso – considerando que você é o administrador da plataforma – vá até as configurações do sistema e acesse a aba subcategorias.

Dentro dessa aba, você verá as categorias que são padrão do Espresso: Alimentação, Transporte, Hospedagem e Outros. Para cadastrar a subcategoria, basta clicar na categoria desejada e depois no botão para novo cadastro (o + em rosa na parte superior direita da tela) de subcategoria, como mostrado no gif abaixo:

Criou todas as subcategorias? Pronto, elas já estão prontas para serem utilizadas pelos usuários no app. Basta que os usuários estejam com a versão mais atualizada do aplicativo que, na próxima vez que o abrirem, as opções estarão lá, como mostra o gif abaixo:

Em breve acrescentaremos mais opções para deixar a funcionalidade de subcategorias ainda melhor, gerando gráficos no dashboard para melhor visualização e controle das despesas.

IMPORTANTE: Esse recurso só está disponível na última versão do app. Para que as subcategorias funcionem, é importante atualizar os aplicativos – caso não tenham sido atualizados automaticamente – na Play Store e na App Store.

Automatize o processo de reembolso e prestação de contas de funcionários: conheça e teste o Espresso gratuitamente por 7 dias ou solicite uma demonstração.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.