Quais as vantagens de contratar um SaaS para minha empresa?

Um termo muito comum nos dias atuais, o Software as a Service, ou SaaS, estão cada vez mais presentes nas empresas para o fornecimento de soluções específicas, diretas e que trazem uma série de benefícios para seus utilizadores.

Mas quais são as vantagens do SaaS em relação aos softwares tradicionais, que necessitam de uma infraestrutura e profissionais dedicados para a manutenção do ambiente?

Abordaremos todas essas características ao longo do artigo. Vamos lá?

O que é um SaaS?

O Software as a Service (Software como Serviço, em livre tradução) é um serviço onde o cliente acessa a ferramenta contratada pela internet, direto do browser, e dispõe de uma solução completa e que dispensa a instalação em sua máquina.

Do ponto de vista técnico, o SaaS elimina qualquer necessidade de infraestrutura na empresa, ficando a cargo do fornecedor do serviço manter tudo funcionando, e é aí que vários benefícios são criados.

Agilidade nas atualizações

Além da eliminação de infraestrutura, o SaaS também evita que os clientes sofram com softwares desatualizados, já que, uma vez conectado ao serviço, os usuários estarão usando a versão mais atual. Isso permite reduzir o tempo de lançamento de funcionalidades, torna a correção de problemas mais rápidas e permite que os clientes contratem serviços que evoluem rapidamente, o que é bom para as duas partes.

Custo

As soluções SaaS, normalmente, custam até 3 vezes menos do que os softwares tradicionais, principalmente pelas tecnologias que empregam e pelo modelo que adotam para a venda. Algumas soluções incentivam e são vantajosas para contratação de longo prazo, então é comum que muitas empresas contratem um serviço por períodos anuais ou semestrais.

Isso permite melhorar o fluxo de caixa da fornecedora da solução, que, por sua vez, pode investir mais em funcionalidades para deixar seu produto ainda melhor. Esse ciclo acaba tornando o produto mais forte, mais rentável e também gera maior dependência do cliente, que se acaba sendo “obrigado” a utilizar uma ferramenta paga por um longo período.

Equipamentos, segurança e dados

Outra vantagem, do lado do cliente, é a não dependência de atualizar computadores e trocar peças quando algo quebra. Em modelos tradicionais, um servidor queimado pode custar muito para uma empresa, tanto pelo tempo de reparo, quanto pelo valor gasto para tal. Em casos extremos, os dados podem estar comprometidos e aí a dor de cabeça é muito maior.

É claro que serviços SaaS podem sofrer com esse tipo de problema, mas as soluções baseadas na nuvem já integram soluções de segurança contra a perda de dados e a velocidade de recuperação do mesmo – para grandes desastres.

Em muitos casos acontecem manutenções ao longo do dia e, pela característica da tecnologia em nuvem, os usuários não percebem que algo está diferente. Já nos modelos tradicionais, qual empresa não sofreu com uma manutenção que deixou o servidor (e a empresa) parada por horas?

Escalabilidade

Essa palavra pode assustar de início, mas é um conceito bem simples. Um servidor tradicional, físico, tem uma capacidade limitada e, para sua expansão, são necessários ajustes nas especificações da máquina. Mais memória, mais discos de backup, enfim, tudo precisa escalar quando a quantidade de usuários dependendo do servidor aumenta.

Isso também acontece para o SaaS, é claro. Mas a diferença é que essa escalabilidade não é sentida pelo usuário.

Você precisa de mais 100 usuários em um sistema? Ótimo, pague por um plano que atenda sua necessidade e deixe que o fornecedor de serviços cuide da infraestrutura. Ainda assim, em vários casos, as empresas terceirizam a contratação de servidores para empresas focadas no fornecimento do serviço, como a Amazon, Digital Ocean e o Heroku, por exemplo. Essas empresas têm a condição de manter tudo funcionando com desempenho máximo. Ponto para todos!

Conclusão

As ferramentas do tipo SaaS crescem a cada dia e isso certamente é uma grande vantagem para os usuários, que ganham diversas opções para uma infinidade de serviços, com preços acessíveis e que dispensam a necessidade de instalações físicas e de uma infraestrutura pesada para fazer a empresa funcionar. Isso possibilita que times trabalhem remotamente, de qualquer lugar do mundo e garantem maior qualidade no serviço entregue, algo que todo contratante de um serviço busca.

No caso do Espresso, que também funciona no modelo SaaS, conseguimos fornecer um serviço rápido e funcional em qualquer lugar do mundo. Além disso, temos a segurança dos servidores da Amazon para armazenar as informações, sejam os cupons fiscais, relatórios ou cadastros de clientes. Tudo com enorme segurança e disponibilidade, como um bom serviço deve ser.


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