Vendedor Hunter x Vendedor Farmer

Independente da área de atuação da empresa, do porte ou qualquer outra coisa, sempre existirão dois tipos de vendedores: o Hunter (caçador) e o Farmer (fazendeiro). Esses conceitos abordam características específicas de uma pessoa de vendas e, com esses estilos conhecidos, somos capazes de entender cada vendedor e qual o comportamento deles – além do papel de cada um dentro de uma organização.

Nesse post vamos explicar quais são os dois tipos para que depois você pense e veja em qual deles você se encaixa melhor – e aproveite para fazer mudanças importantes, caso necessário.

Vendedor Hunter

Como o próprio nome já diz (hunter é caçador, em inglês), este é o(a) vendedor(a) que é responsável por trazer novos clientes para a empresa, ou seja, prospecção no sentido real dela.

Com um estilo mais agudo e agressivo nas vendas, este vendedor deve conhecer muito bem o seu produto e não ter medo de falar com pessoas novas, fazer networking, muitas reuniões e bater na porta das pessoas.

O vendedor Hunter não tem medo ou vergonha de fazer novo negócios.

Por ser ligado à novos clientes, é uma peça importantíssima no crescimento da empresa. Sem pessoas assim, as vendas geralmente se estagnam com o tempo e colocam a saúde financeira da organização em risco.

É importante salientar que o vendedor hunter não é um desesperado: ele planeja, escolhe o “alvo” baseado em diversos critérios e, só depois de avaliar a situação é que avança sobre sua “presa” – desculpe o termo, mas é apenas para enfatizar o conceito.

Em resumo: o vendedor hunter é fundamental se estiver no momento de trazer novos clientes para a sua empresa.

Vendedor Farmer

Também como o próprio nome já diz (Farmer é Fazendeiro, em inglês), o vendedor farmer é o responsável pelo cultivo dos clientes. Esse é um estilo de vendedor bem importante em uma empresa, principalmente em segmentos onde as vendas são recorrentes e periódicas.

O vendedor farmer se concentra em garantir a continuidade e saúde financeira da empresa. Ele preza pelo relacionamento e pela manutenção e fidelização dos clientes existentes.

Esse vendedor geralmente tem um estilo mais voltado pro relacionamento e deve investir o tempo em conversar com a carteira atual de clientes, ver como estão os desempenhos, enxergar oportunidades de novas vendas em clientes ativos, fazer networking com o meio onde vende e manter uma boa imagem.

Esse tipo de vendedor agrega muito principalmente por atrair muitas indicações, afinal um cliente bem acompanhado, indica, e a indicação é fundamental para novos negócios.

Se levarmos em consideração o dado de que 84% consideram muito relevante a indicação em uma negociação, esse vendedor pode ser uma peça incrível para o seu time.

Com qual você se identifica, Hunter ou Farmer?

É importante saber que não há certo ou errado. Nenhum dos dois é melhor para uma empresa, já que os diferentes conceitos e competência agregam para o todo dependendo do seu modelo de negócio.. É importante saber que nenhum deles tem uma missão mais nobre do que o outro.

E aí, em qual dos dois estilos o seu trabalho se encaixa mais? E muito importante também: em qual deles você gosta mais de atuar?

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