Você já ouviu falar sobre Gestão da Inovação?

A inovação tem um papel fundamental no desempenho das organizações atuais. Com o objetivo de manter as empresas competitivas e saudáveis financeiramente, já não é uma opção investir em pesquisa de produtos, serviços ou processos.

E devido à importância do tema, uma área foi desenvolvida especificamente para tratar dessa evolução: a Gestão da Inovação, você já ouviu falar?

Conheça os principais conceitos, objetivos e benefícios que essa área traz:

Objetivo

O principal objetivo da Gestão de Inovação é gerenciar as novas ideias dentro de uma empresa. Seja na avaliação dos novos projetos ou dos existentes, a área tem como missão validar o potencial e impacto dos novos projetos e, como objetivos consequentes, trazer adaptações para problemas detectados e, também, demonstrar os ganhos obtidos pela organização.

Existem pessoas que tratam a inovação como um assunto ligado aos cientistas, que irão fazer experimentos em laboratórios para encontrar um novo produto milagroso para a raça humana. Isso é totalmente irreal.

A Gestão da Inovação busca melhorar aquilo que está sob sua tutela, seja um produto, serviço ou até mesmo um simples processo. Inovar é transformar algo existente com a função de deixá-lo melhor. Entender isso é a premissa para alinhar as expectativas com a área.

Falamos sobre os principais desafios da inovação no Brasil em outro artigo, caso queira lê-lo, basta acessar este link: LINK 5 DESAFIOS DA INOVAÇÃO.

Inovação de resultados

Como dissemos, o papel de cientista maluco não existe para uma equipe de inovação séria. Todos precisam trabalhar de forma responsável para desenvolver melhorias visíveis, e que tragam resultados para a organização. De nada adianta inovar na criação de um produto – em um primeiro momento – maravilhoso, se ele só traz prejuízos para a empresa. A inovação precisa de bons resultados, como é de se esperar.

Além dos benefícios claros para a organização, é importante ressaltar que a Gestão da Inovação precisa trabalhar em projetos que estejam ligados diretamente com a atuação da empresa. Caso isso não aconteça, sua empresa não está inovando, está apenas perdendo tempo no mercado.

Benefícios da Gestão da Inovação

São diversos os benefícios trazidos por uma empresa que aplica a inovação. Apesar dos riscos, naturais de um investimento incerto, porém necessários, podemos observar as seguintes melhorias no dia a dia:

    • Melhoria dos processos: mesmo que um processo de inovação não gere um produto ou serviço novo, podemos ter uma melhoria considerável em um processo, o que também ajuda a empresa imensamente. Reduzir o tempo de produção de uma peça ou melhorar a comunicação com um cliente, por exemplo, são melhorias de processo gerados pela aplicação da Gestão da Inovação;
    • Uso eficiente dos recursos com menos desperdício: com processos melhores, temos a capacidade de usar os recursos de forma mais eficiente, independentemente do que esses recursos representam na sua rotina. Redução de matéria-prima, de tempo, de combustível, de mão de obra para determinada tarefa… tudo pode ser utilizado de forma mais eficiente – e com menos desperdício – quando nos dispomos a inovar;
    • Melhor controle do tempo: o tempo é igual para todos nós, por isso, utilizá-lo da melhor forma é fundamental na produtividade. Nesse quesito, a inovação certamente poderá contribuir para otimizar os números e utilizar o tempo em trabalhos que realmente importam;
    • Melhor atendimento: a cada dia que passa temos diversos casos de má reputação de empresas com um atendimento ruim, que não respeita o consumidor e o dinheiro gasto por ele. O problema é que, hoje em dia, temos diversas “armas” para denunciar essas organizações e evidenciar suas falhas. Por isso, qualquer problema de atendimento precisa ser corrigido através de processos inovadores, que coloquem o cliente no centro da gestão para, assim, entregar uma experiência primorosa.
    • Amplia a carteira de clientes: como consequência de todo o investimento em processos inovadores e que dão resultado, temos um aumento natural da carteira de clientes, que acabam contribuindo para o desenvolvimento e longevidade da organização;
    • Maior Lucro: no último item que listamos aqui, temos o aumento de lucro, que é o objetivo de toda empresa – com raras exceções. Um trabalho inovador gera melhores processos, utiliza recursos de forma mais eficiente, gerencia melhor o tempo, proporciona melhor atendimento e amplia a carteira de clientes. O resultado disso é óbvio: mais lucro e empresa crescendo.

Se você busca resultados duradouros, a Gestão da Inovação certamente é um excelente caminho para escolher. Por isso, invista, capacite as pessoas e crie uma cultura onde todos respirem inovação e que façam desse tema uma prática constante.


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