Como implantar uma melhoria de processo sem colocar em risco o seu cargo

Essa é uma questão delicada, mas que precisamos falar. Em empresas com processos manuais, que são lentos, burocráticos e repetidos, temos que pensar sempre na otimização das tarefas e isso acaba colocando em evidência o excesso de pessoas e o “inchaço” do departamento.

Mas como propor uma melhoria de processo sem colocar o próprio emprego em risco? É o que abordaremos nesse artigo, logo a seguir.

Vamos falar de inovação

Já comentamos o propósito e o conceito de inovação em outro artigo, que você pode conferir aqui.

É inevitável que, após uma inovação em um processo, iremos liberar mais tempo de um setor ou algumas pessoas, afinal, a melhoria busca exatamente isso. O que precisamos ter em mente é que a inovação não vai colocar em risco a posição que ocupamos: ela vai proporcionar mais tempo livre para tarefas que realmente importam ou que precisam de mais atenção.

A lógica é simples: se conseguimos otimizar uma tarefa, provavelmente ela era apenas burocrática, consumindo um tempo que poderia ser reduzido drasticamente sem reflexo na qualidade. Com isso, conseguimos mais tempo para trabalhar em tarefas criativas, buscar ainda mais inovação para a produtividade da empresa, além da redução de custos.

Portanto, implantar uma melhoria em um processo não deve ser um problema, deve ser a solução que vai ajudar você a evoluir.

Aproveite para demonstrar valor

Por falar em evolução, melhorar um processo drasticamente é a forma que você tem para demonstrar sua qualidade profissional e comprometimento com a empresa. Poucas pessoas tem a capacidade para enxergar o processo como um todo e identificar pontos de melhoria, por isso, utilize a inovação para impulsionar sua carreira – e construir um futuro brilhante.

Vamos dar um exemplo real: o Espresso é uma ferramenta que foi criada para automatizar e organizar o processo de reembolso de despesas corporativas. Com o uso da plataforma, algumas empresas conseguiram reduzir em até 80% o tempo que era gasto com a conferência de planilhas e comprovantes em papel. Dentro desse cenário, muitas pessoas do departamento financeiro podem ficar com medo de perder seus cargos, mas isso não precisa acontecer! Elas podem dedicar o tempo ganho para melhorar as finanças da empresa – através de outros softwares -, fazer cursos e desenvolver seu local de trabalho.

Não tenha medo da evolução

Eventualmente, em setores extremamente inchados, poderá acontecer de algumas pessoas perderem serem realocadas devido às melhorias de processo. Apesar de triste, isso é uma consequência natural da melhoria. É exatamente por isso que precisamos nos atualizar constantemente, estudar e buscar o aperfeiçoamento profissional, para que as novidades do mercado não coloquem em jogo aquilo que fazemos.

Portanto, não tenha medo de buscar melhoria nos processos. Saibam que essas melhorias são para o bem da organização e podem contribuir, inclusive, para o que você faz. Busque sempre o aperfeiçoamento e a inovação, pois elas só serão benéficas para a sua carreira.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.