Entenda os benefícios e aprenda a melhorar a gestão da sua empresa

Uma boa gestão é fundamental para qualquer empresa e, apesar de parecer algo tão óbvio, existem muitos gestores que não dão a devida importância para se desenvolver nessa missão.

Mas você, gestor, tem ideia dos benefícios que uma boa gestão traz?

Listamos os principais benefícios e, independente da área que você atue, certamente essas dicas irão beneficiar a sua função e a empresa como um todo.

Comprometimento da equipe

O primeiro benefício diz respeito direto à equipe e escolhemos abrir o artigo com esse item por ele ser fundamental para o gestor. Independente da área, é muito comum ouvirmos que o maior desafio de qualquer cargo de gestão é a administração de pessoas, já que cada funcionário tem necessidades diferentes e expectativas únicas, individuais. Por isso, o resultado de uma boa gestão faz com que qualquer equipe fique mais comprometida.

Lembre-se que a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer área. Se você consegue controlar e fazer com que seus funcionários se engajem, através da gestão, conseguirá atingir um grande comprometimento por parte daqueles que gerencia.

Mais qualidade na entrega

Com sua equipe comprometida e trabalhando focada em um mesmo objetivo, teremos um ganho considerável na qualidade de entrega do produto/serviço realizado. É quase que uma consequência do engajamento dos funcionários com a empresa: se eles estão mais comprometidos, vão se preocupar mais em entregar seu trabalho com maior qualidade.

Facilidade na identificação de falhas

Até agora, a melhoria na gestão trouxe duas melhorias consideráveis: comprometimento da equipe e qualidade de trabalho. Esses dois itens também levam para outra consequência: facilidade na identificação de falhas – e a possibilidade de corrigi-las mais facilmente.

Uma gestão melhor e uma equipe mais envolvida com o trabalho permite mais atenção com a rotina. Isso inclui a identificação de erros e melhoria dos processos, afinal, ninguém quer que a desorganização e o retrabalho impossibilitem o desenvolvimento da equipe, certo?

Menos desperdício de recursos

Comprometimento da equipe, mais qualidade e redução de falhas… isso gera uma nova consequência: menos desperdício de recursos.

E por desperdício de recursos podemos falar em matéria prima, para os fabricantes de produtos, ou de tempo, para quem vende algum tipo de serviço. No fim das contas, ambos os casos reduzem o desperdício de recursos (dinheiro) e permitem que a empresa aumente os lucros e invista no futuro.

Mais tempo para desenvolver competências e integrar

Como vimos até agora, uma boa gestão traz diversos resultados práticos e visíveis para a equipe e para a empresa. Apesar de não serem melhorias imediatas, elas deixam o caminho mais seguro e o futuro da empresa menos incerto. Sendo assim, mais um benefício da boa gestão é a possibilidade do desenvolvimento de novas competências, afinal, uma boa equipe precisa estar em constante evolução e, para isso, é necessário ter tempo e recursos disponíveis.

Caso não seja possível desenvolver uma nova competência – por qualquer que seja o motivo -, é importante trazer meios de integrar a equipe. Palestras, seminários, eventos, dinâmicas, enfim, diversas armas podem ser usadas para melhorar o relacionamento e promover a intimidade do time. Isso ajuda muito no engajamento e comprometimento, conforme falamos no primeiro tópico.

Aumento da produtividade

E por fim chegamos ao último e esperado item, que todo gestor procura de diversas maneiras e, em muitos casos, não consegue atingir: uma melhora significativa da produtividade.

Se observamos por cada tópico que abordamos nesse artigo, todos levam para o aumento da produtividade, já que ela é um resultado natural de uma boa gestão. E por produtividade falamos no sentido mais amplo da palavra que, nesse caso, vai desde processos melhores até um desempenho com mais qualidade da equipe. O aumento de produtividade, em nossa abordagem, acontece como resultado de uma série de melhorias, todas fundamentais para qualquer empresa que deseja ser competitiva.

Em resumo

Em um mundo tão dinâmico quanto o atual, é preciso buscar alternativas para extrair o desempenho máximo de uma equipe. Como gestor, é sua função se manter atualizado e encontrar o caminho para isso. Portanto, procure conhecer sua equipe, melhore a gestão de pessoas, reduza o desperdício e sempre busque o conhecimento em diversas fontes, pois isso irá te transformar em um excelente gestor e profissional como um todo.


Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas. Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail em contato@espressoapp.com.br. Se preferir, interaja conosco em nossa página do Facebook ou do LinkedIn.