Porque a inovação não precisa ser difícil para sua empresa

Muitas empresas enfrentam problemas quando o assunto é inovação. Isso acontece, basicamente, por dois motivos: falta de entendimento do conceito e falta de uma cultura inovadora.

Com isso, separamos algumas dicas para facilitar o processo inovador na sua organização, independente do ramo que ela atue, já que isso trará muitos benefícios e transformará o modo que os funcionários pensam sobre o tema.

Uma vez que a cultura de inovação seja absorvida e amplificada internamente, sua você verá melhores resultados em diversas áreas e tarefas, mesmo nas mais simples.

Vamos lá?

Entenda o conceito de inovação

Abordamos a diferença de inovação e invenção nesse artigo. Nele, tratamos essa diferença fundamental dos conceitos e que, certamente, vai ajudar na implantação da cultura da inovação da empresa.

A inovação pode acontecer nos detalhes, que muitas vezes nem são perceptíveis para outros colaboradores, principalmente aqueles que não estão envolvidos com aquilo que evoluiu.

Seja um processo, uma ferramenta ou um novo posicionamento do produto, a inovação pode vir de várias formas e nem sempre vai se destacar na rotina da empresa. O principal, nessa história, é comunicar outros interessados e mostrar que, mesmo simples, uma pequena inovação sempre busca um resultado maior.

Desenvolva pessoas para serem guardiãs da inovação

Muitas vezes, em empresas pequenas ou startups, não teremos uma área dedicada exclusivamente à inovação, e isso não precisa ser ruim. Nesses casos, onde algumas pessoas acumulam algumas funções, é possível desenvolver os colaboradores para serem “guardiões” da inovação.

O que isso significa?

Que essas pessoas, mas não somente elas, estarão responsáveis e “empoderadas” em trazer inovações para a empresa. Como falamos, é claro que isso não ficará restrito para um pequeno grupo, mas é importante começar o desenvolvimento da cultura da inovação por alguns escolhidos, assim ficará mais fácil “contaminar” o restante da empresa.

Portanto, desenvolva pessoas fundamentais como inovadores e agilize a implantação da cultura em sua organização.

Mostre constantemente os erros e acertos de uma inovação

O segredo aqui é a transparência, já que o foco serão as tentativas e os aprendizados obtidos delas.

Sabemos que é impossível inovar sem errar. Aliás, uma cultura de inovação precisa saber lidar com os erros – que, em muitos casos, serão maiores que os acertos – para obter sucesso.

Quanto mais cedo isso for assimilado, mas cedo uma empresa entrará no caminho da inovação.

A chave para isso? A transparência.

Comunique os motivos de uma inovação ter sido implantada e, depois de avaliá-la, comunique também os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Esse tipo de atitude irá transmitir muita confiança para a equipe, que se tornará mais corajosa para inovar e responsável com os resultados – principalmente os ruins. Além disso, a transparência, nesse caso, irá mostrar que os erros acontecem e precisamos lidar bem com eles.

Não pare de tentar

Nossa última dica é: não pare de tentar inovar.

Uma vez que as pessoas tenham absorvido o conceito de inovação, é peteca não pode cair. Tente novas ideias, dentro da realidade da sua empresa, e inove em tudo que for possível.

Mesmo que os resultados positivos não apareçam, certamente existem muitos aprendizados escondidos e tão importante quanto acertar, é saber o que não deve ser feito.

Por isso, tente, erre, acerte e experimente. Esse é o único modo de tornar o processo de inovação mais simples, ainda que ele não se torne fácil.